quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CINEMA PARADISO #5: COMO COMEÇAR BEM UM FILME - O REI LEÃO

Atualizado em 07/09/11:

EU VI!

No último final de semana, me dei o imenso prazer de ver, em tela grande, este grande clássico da história da Disney e do Cinema. Confesso que um recorde pessoal meu foi batido. Com exatos dois segundos de projeção, as primeiras furtivas lágrimas já começaram a deslizar pelo meu rosto.  A marca anterior era de Forrest Gump, e eu a julgava inquebrável.

Como Cinema também tem a ver com momento, naquele dia (e por que não dizer hoje ainda), um trecho em especial me cativou muito: o já conhecido musical Hakuna Matata. É incrível como esta canção era exatamente o que eu precisava escutar naquele momento.


HAKUNA MATATA!

OSS!

________________________________________________________________________________



Têm coisas que nem toda a tecnologia e dinheiro do planeta são capazes de conseguir sem que exista uma pessoa de grande capacidade artística por trás. Iniciar um filme e, com menos de três minutos de projeção, levar a platéia às lágrimas é uma arte pouquíssimas vezes obtida na história do cinema, e, certamente, não seria possível atingir esse patamar apenas com o uso de efeitos especiais ou de animações tecnologicamente mais desenvolvidas. É necessário ter sensibilidade.

Normalmente, esses minutos iniciais são usados para nos apresentar os personagens e a trama principal, porém, em poucos casos, mal sentamos nossas bundas na poltrona, e já estamos diante de verdadeiras obras-de-arte. Quando fui pesquisar para decidir por qual filme optaria para iniciar esse assunto, percebi que não eram muitas as opções. Mas, certo estou de que O Rei Leão é a melhor de todas elas.

Desde a escolha sensacional da trilha sonora, até cada sutil detalhe que acompanha a chegada dos animais, tudo é magnífico nesses 4 minutos de vídeo. O belo sombreado dos animais com o céu alanranjado ao fundo, a linda montanha envolta em névoa, a absurdamente bela tomada em primeiro plano de formigas em um galho enquanto, em segundo plano, vemos esboços das zebras galopando, enfim, cada frame estampa, por si só, um verdadeiro cartão-postal daquele ambiente, até então, desconhecido. Mas, mais do que isso, funciona como um convite, praticamente nos intimando a mergulhar de cabeça, cheios de expectativa, para o que virá a seguir. E nesse aspecto, O Rei Leão não nos deixa decepcionados em nenhum momento.

É maravilhoso constatar o cuidado dos realizadores aos pequenos detalhes. Perceber como a música "cresce", à medida que vai se aproximando o clímax, e, sempre que isso ocorre, a edição corta para uma tomada aérea que nos permite ver a grandeza do momento o qual estamos prestes a observar. Momento este que vai assumindo, a cada segundo, um tom maior de urgência e magnitude.

Como se não bastassem todos esses detalhes técnicos, de quebra, a Disney (como sempre) acerta em cheio ao enfatizar o lado "humano" daquilo tudo que está ocorrendo. Desde a respeitosa expressão mantida por todos os animais, até o grandioso momento em que um macaco ancião surge, por entre os demais bichos, e logo é recebido, carinhosamente, pelo casal de leões sobre a pedra. Temos a nítida sensação, ou certeza, de que todos ali se conhecem, se respeitam, e sabem exatamente que lugar ocupam naquele sistema.

Caso, ao ver o vídeo, você ainda não tenha se emocionado até este ponto, duvido que conseguirá conter os arrepios e as lágrimas quando chegamos ao clímax. Simultaneamente, atinge-se o ponto máximo da canção, montagem, fotografia e sensibilidade. Ver o Simba sendo erguido ao som de Circle of Life, não só é uma experiência cinematográfica fantástica, bem como algo grandioso, capaz de nos fazer valorizar, devidamente, cada instante de nossas vidas.

Se já foi possível dizer tudo isso a repeito dos 4 primeiros minutos do filme, imaginem, então, o quanto poderíamos falar da obra toda. Porém, melhor do que falar é ver. Veja ou reveja, urgentemente. É o que vou fazer.

Por enquanto, palmas à Disney, que valorizou cada instante desse grande clássico.

O REI LEÃO (THE LION KING, 1994) -

OSS!

Um comentário:

  1. Mandou muito bem amor!!! eu adoro esse desenho, mas também quero rever com vc meu clássico das princesas favorito "A BELA E A FERA"!!!

    ResponderExcluir